quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Enseada do Sua -Vitoria (ES)

A Enseada do Sua é um dos bairros mais famosos da cidade. Atualmente tem ganhado destaque em decorrência de seu bom urbanismo e de seus edifícios modernos. A Enseada do Suá é um dos centros financeiros de Vitória.
O bairro abriga o maior shopping da cidade (o Shopping Vitória), a Terceira Ponte (parte correspondente à Vitória), a Praça do Papa, três consulados (Consulado Honorário da Alemanha, Consulado da Áustria e o Consulado da Guatemala), além de variados órgãos jurisdicionais, administrativos e legislativos, tais como o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, a Assembléia Legislativa e abrigará as futuras sedes da Justiça Federal, do Tribunal Regional do Trabalho e da Secretaria da Fazenda Estadual.
O aterro de toda a área da Enseada do Suá foi realizado na década de 1970 pela empresa denominada COMDUSA (Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano). Grande parte desta área foi reservada ao uso institucional e comercial como forma de transferir parte das atividades que até então eram desenvolvidas no Centro da Cidade.
Inaugurada em 2008, a Praça do Papa possui aproximadamente 67.000 metros quadrados, com parque infantil, área de eventos, dois restaurantes - um deles especializado em frutos do mar - e uma lanchonete, além de estacionamento. Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, área adjacente à praça e onde há um mirante.
Monumento ao Imigrante Italiano é um símbolo que destaca a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural. Ele é constituído por dois obeliscos em granito verde, com 30 metros de altura.
Inaugurada em junho de 2000, a obra arquitetônica foi erguida na Praça da Itália. A forma verticalizada transformou o monumento num marco urbano de Vitória, uma construção que pode ser vista à distância e a partir de diversas perspectivas. Graças ao seu destaque, a Praça da Itália se transformou num ponto de referência da capital.
FONTE:WIKIPÉDIA. ORG

Ilha do Boi - Vitória (ES)

A Ilha do Boi é um bairro de Vitória que apresenta lindas paisagens da cidade e também de Vila Velha, duas ótimas praias e várias casas com belas arquiteturas para se apreciar.
Mais um lugar da capital de fácil acesso e que vale a pena a visita, seja em uma passagem de carro somente para um reconhecimento rápido – e você irá querer parar para tirar fotos, com certeza -, seja para aproveitar em um passeio mais prolongado, conhecendo cada uma das atrações desse destino que iremos apresentar aqui.

Esse bairro residencial é uma área nobre de Vitória, com basicamente casas de luxo por toda a sua extensão. Além das casas, possui também como edificações uma guarita na entrada, um condomínio com cinco prédios residenciais, um clube – Clube Ítalo Brasileiro – e um hotel e restaurante – Hotel Senac Ilha do Boi, do qual falaremos mais abaixo.
O bairro está localizado bem atrás do maior shopping da cidade – Shopping Vitória – e entre a Curva da Jurema e a Terceira Ponte

Para aproveitar melhor esse passeio, aconselho fazê-lo a pé ou de bicicleta. Caso esteja de carro, a sugestão é estacioná-lo no estacionamento público da Curva da Jurema e seguir caminhando pelas tranquilas ruas do bairro – ou, claro, fazer o percurso de carro mesmo, caso esteja com pressa ou com pessoas idosas ou crianças. São aproximadamente 6 Km para ir e voltar, passando pelos principais pontos de interesse. Assim como outros bairros do município que possuem “ilha” no nome, ele já foi aterrado há décadas.

Na entrada, uma formação rochosa baixa à direita é muito utilizada para prática de escalada e rapel, e seu visual acaba sendo um convite para iniciar nessas atividades – veja com o pessoal do Planeta Vertical caso você tenha interesse nesse tipo de aventura.
À esquerda, tem a incrível vista da Curva da Jurema, da Praça dos Desejos, das Ilhas Andorinhas e da Ilha do Frade, com sua ponte marcante.

Ao caminhar pelo bairro, você vê lindas casas, cada uma no seu estilo – se quiser ver uma “armadura medieval”, dê uma olhada em uma escultura de metal exposta dentro de uma das casas, na primeira rua à esquerda (R. Horácio Andrade de Carvalho). É fácil também cruzar com corredores amadores que se aproveitam do relevo da Ilha do Boi para treinar para as corridas de rua.

Após uns 650 m da entrada, você encontrará o condomínio com prédios. Vire na rua que o antecede (R. Kléber José de Andrade) e você chegará em um mirante de onde se observa o Morro do Moreno, a Terceira Ponte e o Convento da Penha, em Vila Velha. Desça nas pedras logo abaixo para contemplar melhor o mar e aproveite para sentar, relaxar e curtir a vista.
Continue a margear o mirante, contornando o condomínio, e você voltará para a rua principal, chegando em uma rotatória. Seguindo para a direita, até o final da rua, você encontrará o Clube Ítalo Brasileiro. Contudo, a entrada é permitida somente para sócios e convidados – ou em eventos festivos, como casamentos, formaturas e shows.

Na rotatória ao final do condomínio, há uma ladeira que leva para as demais atrações do bairro (R. Aref Hilal). Suba e desça a rua e você chegará na entrada para as duas principais praias da Ilha do Boi – Praia Grande e Praia da Direita, apresentadas logo a seguir.
Ainda na descida da ladeira, entre à direita na R. Rubens de Araújo Leal e, no final dela, há uma área para visualizar o Clube Ítalo Brasileiro e sua pequena praia, a Ilha Galheta de Dentro e a Ilha do Frade, com o Mestre Álvaro imponente ao fundo.

Voltando para a ladeira e seguindo até o final da rua, você verá outro pequeno mirante com vista para a Ilha do Frade e para a Curva da Jurema.

E voltando novamente para a ladeira, vire na R. Aylton Tovar para continuar o nosso tour. Na bifurcação/no trevo mais adiante, pegue a esquerda e suba a ladeira da R. Bráulio Macedo. No topo dela está o Hotel Senac Ilha do Boi, que também é apresentado mais abaixo, no final deste texto. Dê uma parada lá para fotos, vale muito a pena!

E o passeio pela Ilha do Boi finaliza seguindo a rua e voltando para a R. Aylton Tovar, de onde você pode voltar para a entrada do bairro.

Sendo duas das melhores praias de Vitória, a Praia Grande e a Praia da Direita têm características bem distintas.

Em ambas, o mar é calmo, sem ondas, ótimo para crianças. Apesar do nome, o tamanho delas não é tão diferente, tendo a primeira 190 m de faixa de areia e 150 m a outra.
As diferenças estão na infraestrutura de alimentação, na vista (mas ambas são belas!) e na quantidade de pessoas que frequentam cada uma.

A Praia da Direita possui apenas um vendedor de alimentos fixo, com água de coco, refrigerante, água e afins. Aquele famoso carrinho de picolé também é mais escasso, apesar de sempre ter nos dias movimentados. A vista é para uma parte da Ilha do Frade e para a Ilha Galheta de Dentro, localizada a uns 230 m da areia. Aconselho pegar algum objeto flutuante (prancha, bóia, etc.) e nadadeiras, para sua segurança, e ir a nado conhecer essa última, de onde se avista também sua irmã, a Galheta de Fora.

Outra característica que a difere bastante da Praia Grande é a quantidade de pessoas que ela atrai. Apesar do público das duas ser parecido, a Praia da Direita atrai muito menos gente – e por isso, é a minha preferida. Dá para ter mais espaço na areia, sem tantas pessoas em volta e com menos “bagunça”, logo é mais fácil para relaxar.

Já a Praia Grande é o oposto – é a praia badalada, atraindo jovens e famílias, com uma área no final para praticantes de frescobol. No verão, começa a encher lá para as 10 h, com gente chegando até o final da tarde. Contudo, ela têm como vantagem uma área de estacionamento bem próxima e uma praça na entrada com vários vendedores de alimento e cadeiras e guarda-sóis para alugar. Na areia tem muitas áreas de sombra para fugir do sol.
Entretanto, não importa qual praia você escolheu para ir, se o dia está ensolarado e optou por ir de carro, você terá dificuldade para achar vaga para estacionar – a menos que chegue antes das 9 h. Em dias cheios, se não quiser esquentar a cabeça buscando vaga, sugiro parar um pouco longe, próximo ao condomínio e ao mirante, e seguir para as praias a pé por uma distância de uns 350 m, a depender de onde estacionar.

Você pode ter parado em todos os mirantes, praias, o que for, mas seu passeio não estará completo se não for conhecer a vista que se tem de Vitória a partir do Hotel Senac Ilha do Boi!

Eles permitem a entrada para tirar fotos somente da vista. Basta adentrar o recinto e pedir ao recepcionista. De lá dá para ver, dessa vez mais do alto, a Curva da Jurema, a Praia do Canto, as Ilhas Andorinhas, a Ilha do Frade, o Iate Clube do Espírito Santo, a Praia de Camburi e o Mestre Álvaro.

O hotel é de padrão alto, hospedando pessoas famosas e até a seleção da Austrália durante a Copa do Mundo de 2014.

O restaurante do Hotel Senac é muito bom, e o preço não é alto. O visual é incrível! Então, se busca um lugar para um jantar romântico, essa é uma das melhores opções de Vitória.