Em pleno Atlântico, entre a América do Norte e a Europa, a 760 milhas marítimas de Lisboa e a 2110 de Nova Iorque , 9 ilhas de origem vulcânica formam o arquipélago dos Açores. Cada uma das 9 ilhas são únicas e diferentes das outras e, as distinções não passam apenas no modo de falar e nos diversos sotaques açorianos. O arquipélago dos Açores é sinônimo de natureza. É um lugar onde podes nadar com golfinhos , subir crateras de vulcões, caminhar entre montanhas verdejantes, mergulhar em lagos de água quente ou provar um cozido preparado debaixo da Terra. E sempre rodeado das paisagens mais espetaculares. Estas nove ilhas estão recheadas de lugares de beleza única, de autênticas jóias naturais onde a intervenção do homem passa quase desapercebida e onde a natureza é a verdadeira protagonista.
Os açorianos atribuíram uma cor às suas 9 ilhas. Assim:
Santa Maria - Ilha Amarela (pelas giestas)
S. Miguel - Ilha Verde (pelos prados e matas)
Terceira - Ilha Lilás (pelas latadas de glicínias ou lilases)
Graciosa - Ilha Branca (pelas suas rochas claras)
S. Jorge -Ilha Vermelha (pela flor do café que lá se chegou a cultivar)
Pico - Ilha Preta (pela rocha vulcânica)
Faial - Ilha Azul (pelos “novelos” de hortênsias azuis)
Flores - Ilha Rosa ((pelas azáleas)
Corvo - Ilha Castanha (pelas vacas corvinas
Estamos aqui também porque estudei e sempre tive vontade de ver e conhecer o Açores já que foram os açorianos que fundaram em 1752 a cidade de Porto Alegre (RS) onde aproximadamente 500 pessoas se fixaram à beira do lago Guaíba, no chamado Porto de Viamão, o primeiro nome da futura Porto Alegre. A imigração açoriana começou com a assinatura do Tratado de Madrid (1750) onde o rei de Portugal determinou que fosse reunido um grupo de 4 000 casais dos Açores para povoar o sul onde chegaram apenas cerca de mil casais, que se espalharam pelo litoral os demais foram para Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, também para Santa Catarina ( Penha, Florianópolis, Lagunas, São José, Palhoça, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Governador Celso Ramos) e para o Espírito Santo (Viana)
Nós chegamos e estamos com todo material turístico para começar nossa viagem pelos Açores. E, você agora te prepara para desconectar e juntos conhecer estes pedacinhos de paraíso.