sábado, 14 de outubro de 2017

Açores Ilha de São Miguel

Em pleno Atlântico, entre a América do Norte e a Europa, a 760 milhas marítimas de Lisboa e a 2110 de Nova Iorque , 9 ilhas de origem vulcânica formam o arquipélago dos Açores. Cada uma das 9 ilhas são únicas e diferentes das outras e, as distinções não passam apenas  no modo de falar e nos diversos sotaques açorianos. O arquipélago dos Açores é sinônimo de natureza.  É um lugar onde  podes nadar com golfinhos , subir crateras de vulcões, caminhar entre montanhas verdejantes, mergulhar em lagos de água quente ou provar um cozido preparado debaixo da Terra.  E sempre rodeado das paisagens mais espetaculares. Estas nove ilhas estão recheadas de lugares de  beleza única, de autênticas jóias naturais onde a intervenção do homem passa quase desapercebida e onde a natureza é a verdadeira protagonista.



Os açorianos atribuíram uma cor às suas 9 ilhas. Assim:
Santa Maria - Ilha Amarela (pelas giestas)
S. Miguel - Ilha Verde (pelos prados e matas)
Terceira - Ilha Lilás (pelas latadas de glicínias ou lilases)
Graciosa - Ilha Branca (pelas suas rochas claras)
S. Jorge -Ilha Vermelha (pela flor do café que lá se chegou a cultivar)
Pico - Ilha Preta (pela rocha vulcânica)
Faial - Ilha Azul (pelos “novelos” de hortênsias azuis)
Flores - Ilha Rosa ((pelas azáleas)
Corvo - Ilha Castanha (pelas vacas corvinas

Estamos aqui também porque estudei e sempre tive vontade de ver e conhecer  o Açores já que foram os açorianos que  fundaram em  1752 a cidade de Porto Alegre (RS)  onde aproximadamente 500 pessoas se fixaram   à beira do lago Guaíba, no chamado Porto de Viamão, o primeiro nome da futura Porto Alegre.    A imigração açoriana começou com a assinatura do Tratado de Madrid (1750) onde o rei de Portugal determinou que fosse reunido um grupo de 4 000 casais dos Açores para povoar o sul onde chegaram apenas cerca de mil casais, que se espalharam pelo litoral os demais foram para Pelotas,  Rio Grande, São José do Norte,   também para Santa Catarina ( Penha, Florianópolis, Lagunas, São José, Palhoça, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Governador Celso Ramos) e para o Espírito Santo (Viana)

Nós chegamos e estamos com todo material turístico para começar nossa viagem pelos Açores. E,  você agora te prepara para desconectar e juntos conhecer estes pedacinhos de paraíso.

Praia Grande (SC) Bistrô do Bosque

No dia Mundial do Vegetarianismo ( 1 de Outubro) fomos  almoçar  no Bistrô  do Bosque que , a preços  justos, atende o público vegano e vegetariano, com pratos fartos e genuínos  regados com  ora-pro-nóbis uma planta  que contêm 25% de proteína.


Aberto somente  nos finais de semana  (sábado  das 19 às 23 horas e  domingos  das 11 às 18 horas). O bistrô  está localizado  num belo bosque na beira do rio Mampituba na cidade de Praia  Grande , (rua Abel  Esteves de Aguiar 155) . O local é simples, agradável  e  aconchegante. Tem mesas e redes espalhadas pelo bosque e no seu interior  uma decoração  bem curiosa.


Morrinhos do Sul Costão

Somos  adepto ao turismo rural  e, sempre que possível buscamos passeios  pelo interior que  nos permite  este contato direto com a natureza, a agricultura e as tradições locais.


Hoje visitamos  o município  de Morrinhos  do Sul com 3182 habitantes oriundos de imigrantes alemães,  que se dedicam basicamente a agricultura  e está localizado  numa bonita região  de terras férteis, morros, serras e campos.  Paramos na localidade  conhecida como Costão localizada na encosta  dos morros Grande e Costão. Na praça  central está  a Igreja Nossa Senhora da Piedade  e o Salão Comunitário.

Morrinhos do Sul Recanto Beira Rio

Para quem quer relaxar e gosta de estar em contato com a natureza  esta é uma ótima opção    o Recanto Beira Rio fica localizado  em Morrinhos do Sul   as margens  do Rio dos Negros, cuja nascente é na serra do Josafath, e oferece uma bela praia de pedras  e águas cristalinas e saudáveis.  O local não tem hospedagem. O atendimento  é  feito pelos proprietários  Paulino e Cenia. Funciona todos  dias das 8 as 19 horas no sistema de Day Use, onde você  paga uma taxa de R$ 30 00 e usufrui toda estrutura como  sala de jogos, pracinha com brinquedos  de madeira, várias  atividades de entretenimento   serviço de praia. Na taxa está  incluído  o almoço  com delicioso  churrasco  e saladas e café  da tarde colonial.

Osório Morro da Borussia.

Sempre que vamos  a Porto Alegre fazemos uma paradinha  para almoço  em Osório. Desta vez tínhamos  motivo especial para subir ao Morro  da Borussia.  Queríamos  mostrar ao meu genro canadense a bela vista panorâmica de tirar o fôlego, donde  da rampa vôo livre tem um mirante  que se avista  a serra, as lagoas, o mar, a sede da cidade, as praias vizinhas e o Parque Eólico. 

O acesso ao morro  é  feito por uma estrada sinuosa asfaltada e cercada por uma bela Mata Atlântica. 

Aproveitamos  e almoçamos no  restaurante  no Dodô  que nos dias  de semana serve  buffet de saladas e sobremesas  acompanhadas das comidas do fogão a lenha  acrescidos  das carnes  e  massas que são  escolhidas no cardápio e pedimos para acrescentar a linguiça   Borussia fabricada no frigorifico em frente que veio   carregada de queijo derretido. O restaurante é  bem aconchegante e  cheio de objetos  antigos e para sorte do Johnatam  tinha  piano que deu para dar umas notinhas e matar a saudade de Montreal.