domingo, 16 de agosto de 2015

DOM PEDRO DE ALCÂNTARA

Viajar e passear para nós é uma terapia, é renovação,   é prazeroso,   é como assistir a um filme favorito e cada vez ver um final diferente.
Adoramos pegar estradinhas interioranas é onde ficam as mais belas paisagens  rurais e bem próximas a natureza. Não estamos podendo  ir longe,  então   fomos fazer turismo rural  valorizando assim as  belezas e a cultura da nossa  região. Alguns lugares até já conhecemos, mais é sempre renovador estar em contato com a natureza e observar novidades e acompanhar o desenvolvimento destes pequenos municípios  próximos de Torres. 
Não muito longe já avistamos o belo pórtico e a bela mata atlântica que dá acesso ao município de Dom Pedro de Alcântara . Cruzamos a figueira no meio da estrada e  logo chegamos a sede do município  com uma arquitetura antiga de grande parte das casas, construídas no início do século XIX e,  onde está a Igreja matriz, em frente a praça, Prefeitura, Posto de saúde, agência bancária, lancherias, padarias, comércios, uma Escola Estadual, ginásio, Salão Comunitário...  Dizem que Dom Pedro II pernoitou ali quando sua visita ao local para averiguar a doação de terras que ele e dom Pedro I fizeram aos imigrantes alemães.
Um dos marcos mais importante é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes esculpida naturalmente em uma rocha de Arenito Botucatu . Dentro da Gruta está a imagem de Nossa Senhora, sob o título de Nossa Senhora de Lourdes onde anualmente no mês de fevereiro é realizado uma Festa e Romaria com grande fluxo de peregrinos vindos de muitos locais.
Do alto da colina,  acessível por 117 degraus que foram doadas uma a uma por várias pessoas, as quais em agradecimento ganharam uma placa de seus nomes ,  se tem uma magnífica panorâmica de toda a comunidade, a região cercada de Mata Atlântica e a Lagoa da Itapeva.
Também há em Dom Pedro de Alcântara pontos como a Garganta das Ervas, junto a BR101, a Prainha junto a Lagoa Itapeva, a piscicultura artesanal ( açudes ao ar livre com peixes de aquário), a figueira centenária, Mata Atlântica, tradicionais engenhos, o Morro da Boa Vista (ponto mais alto do litoral norte), onde há  o Marco histórico  colocado pelo exército há quase meio século.

MORRO AZUL - VALE DO PARAISO

E na continuação do trajeto rural  percorremos uns  dezoito quilômetros de estrada de terra até chegar  ao pórtico de entrada da rota colonial do  vale do paraíso em Morro Azul localizada em  Três Cachoeiras. O Vale do Rio Paraíso e um local  bucólico,  tranquilo e silencioso e colonizado por alemães e italianos.
Almoçamos  Recanto dos Boff  casa de Dna Cenira, comida farta e simples num local bonito com cascatas e trilhas.
Seguindo o roteiro rural passamos por propriedades rurais onde são produzidos e vendidos diversos produtos coloniais e, por lindas paisagens divididas por taipas e morros desenhados com o cultivo da cana-de-açúcar  e  plantações de bananas.
Visitamos a Casa de Colonização,a sede onde está a Igreja e a praça principal, a Tafona, Pousada Tia Laura, Alambique Terceiro Gole, Sítio Dona Lucia, Moinho de Pedra, Pousada Tia Laura numa casa histórica construída em 1904.