domingo, 16 de agosto de 2015

DOM PEDRO DE ALCÂNTARA

Viajar e passear para nós é uma terapia, é renovação,   é prazeroso,   é como assistir a um filme favorito e cada vez ver um final diferente.
Adoramos pegar estradinhas interioranas é onde ficam as mais belas paisagens  rurais e bem próximas a natureza. Não estamos podendo  ir longe,  então   fomos fazer turismo rural  valorizando assim as  belezas e a cultura da nossa  região. Alguns lugares até já conhecemos, mais é sempre renovador estar em contato com a natureza e observar novidades e acompanhar o desenvolvimento destes pequenos municípios  próximos de Torres. 
Não muito longe já avistamos o belo pórtico e a bela mata atlântica que dá acesso ao município de Dom Pedro de Alcântara . Cruzamos a figueira no meio da estrada e  logo chegamos a sede do município  com uma arquitetura antiga de grande parte das casas, construídas no início do século XIX e,  onde está a Igreja matriz, em frente a praça, Prefeitura, Posto de saúde, agência bancária, lancherias, padarias, comércios, uma Escola Estadual, ginásio, Salão Comunitário...  Dizem que Dom Pedro II pernoitou ali quando sua visita ao local para averiguar a doação de terras que ele e dom Pedro I fizeram aos imigrantes alemães.
Um dos marcos mais importante é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes esculpida naturalmente em uma rocha de Arenito Botucatu . Dentro da Gruta está a imagem de Nossa Senhora, sob o título de Nossa Senhora de Lourdes onde anualmente no mês de fevereiro é realizado uma Festa e Romaria com grande fluxo de peregrinos vindos de muitos locais.
Do alto da colina,  acessível por 117 degraus que foram doadas uma a uma por várias pessoas, as quais em agradecimento ganharam uma placa de seus nomes ,  se tem uma magnífica panorâmica de toda a comunidade, a região cercada de Mata Atlântica e a Lagoa da Itapeva.
Também há em Dom Pedro de Alcântara pontos como a Garganta das Ervas, junto a BR101, a Prainha junto a Lagoa Itapeva, a piscicultura artesanal ( açudes ao ar livre com peixes de aquário), a figueira centenária, Mata Atlântica, tradicionais engenhos, o Morro da Boa Vista (ponto mais alto do litoral norte), onde há  o Marco histórico  colocado pelo exército há quase meio século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário